|
Post by pedro on Nov 26, 2014 14:41:38 GMT
Bem pessoal, já cá estou instalado num Hotel em Estrasburgo. Correu tudo bem com a viagem.
Vou aproveitar para dar um giro para comer qualquer coisa, arranjar um adaptador eléctrico e ver se encontro uma loja de MTG, lol.
Mais logo deixo um report mais completo do primeiro dia!
|
|
|
Post by lucas on Nov 26, 2014 15:48:33 GMT
Diverte-te Pedro, boas aventuras por Estrasburgo Eu por cá fico à espera de novidades, keep us updated!
|
|
|
Post by pedro on Nov 27, 2014 15:13:50 GMT
Bom, como prometido aqui fica um report até agora. Dia 26 Para começar tive que acordar bastante cedo e com poucas horas de sono. Como contei a alguns de vocês perdi todos os meus documentos na noite de sábado para domingo. Quando ía a sair de casa na segunda feira é que me apercebi da situação. Sabendo desde logo que sem BI seria impossível fazer a viagem avisei o Ricardo para o pôr a par do assunto e comecei a tratar das burocracias. Felizmente que existe uma opção extremamente urgente o que me permitiu ter o cartão ao final do dia de segunda feira, seguiram-se burocracias com bancos, polícia, etc ao mesmo tempo que tinha que trabalhar, o que convenhamos foi sempre feito com a cabeça noutro lugar. Com voo marcado para as 8h15 lá tive que acordar antes das 6 da manhã. A viagem foi normalíssima, a única coisa que me surpreendeu um pouco foi cerca de 1/3 dos passageiros do avião começarem a bater palmas quando chegámos a Basileia, não sabia que ainda se fazia isto... À saída do aeroporto começo desde logo a perceber que não iria ter grandes problemas em me orientar (eles têm placas de informação para tudo), nem em me desenrascar em francês (parece que a expressão "Bonjour, un ..., s'il vous plait" seguida de "merci beaucoup" serve para muita coisa), quando as coisas começam a complicar um pouco largo o "pardon mais je ne parle pas français trés bien" e a conversa costuma mudar para inglês, no problem! Durante a viagem da estação de comboios perto do aeroporto e Estrasburgo vim a falar com um senhor francês muito simpático que também tinha vindo do vôo de Lisboa o que ajudou a passar cerca de uma hora de viagem. Antes de se despedir lá me orientou o caminho para o posto de informações turísticas, onde arranjei um mapa e os contactos dos hotéis da cidade, pois embora tivesse reservas em Estrasburgo, não as tinha para esse dia e foi-me impossível arranjar antes de partir. Munido de mapa, desloquei-me desde logo ao Hotel onde tinha reserva para os dias seguintes ( Ricardo: Hotel le Grillon, 2 Rue Thiergarten) e perguntei se havia algum quarto disponivel para o dia "ah e tal hoje é complicado", mas quando lhe disse que tinha reservas para os dias seguintes lá se arranjou uma solução: um quarto diferente, individual, que me ficou praticamente pelo mesmo preço do quarto duplo dos dias seguintes. Ao menos não tinha que andar a bater os hotéis em Estrasburgo à procura de uma solução. Foi nessa altura que escrevi o post de ontem para testar a internet gratuita (funciona bem). Peguei no store locator da Wizards e descobri as duas lojas de Estrasburgo (Philibert e Vent Divin) e marquei-as no mapa. Como a Philibert era a mais próxima fui nessa direcção cheio de fome (o Hotel não tem restaurante...) parei num cafezinho ao pé da loja onde malhei um panini (tosta) de salmão, um ice tea e um expresso. Estava tudo porreiro e café é fácil de arranjar, vem numa chávena ligeiramente maior que as nossas, o preço é que é um pouco superior (o mínimo que paguei foi €1,40). A loja Philibert é óptima para quem gosta de boardgames, parece que eles têm de tudo por lá. Lá me informei dos preços para uns jogos que o meu amigo Nuno me tinha perguntado e trouxe 6 boosters de Khans em FR (€18.60 começa bem). De volta ao hotel, parei naquela grande instituição francesa que é o restaurante de sushi onde me abasteci para o jantar. Parece que eles aqui em Estrasburgo são um pouco loucos por comida oriental... japoneses são aos pontapés, havendo também chineses, indianos, tibetanos, tailandeses, libaneses ou turcos. Só não encontrei ainda um vietnamita, mas deve haver por cá também. Jantei no quarto e dei por terminado o dia... vamos culpar o jet lag de uma hora... ou o frio que faz à noite... =)
|
|
|
Post by pedro on Nov 27, 2014 17:58:49 GMT
Dia 27 Doze horas depois (algo me diz que precisava de descansar um pouco para entrar em modo de férias... ) levantei-me para descobrir que ainda não tinha pasta de dentes. Armado com o "bafo do demónio" fui tratar de mudar de quarto e experimentar o pequeno almoço do hotel. Conclusão: as coisas são boas e variadas, mas por €9 esperava algo diferente dos cereais, pão e croissants, manteiga, queijo, fiambre, doces e bebidas do costume, mas talvez esteja enganado. Aproveitei a manhã para passear por Estrasburgo e tirar umas fotos. Em relação à cidade, ela é construída numa zona onde passam alguns rios e está cheia de pontes e canais. Neste momento existem bastantes preparativos a serem concluídos para o mercado de Natal que começa amanhã e que deverá trazer algumas centenas de milhar de visitantes à cidade. A cidade, pelo menos no centro, é constituída além dos já referidos canais e pontes por casas tradicionais com as traves de madeira e telhados pontiagudos "à alemã", igrejas e lojas com muito bom aspecto. A nível de variedade as lojas são as que estamos habituados, mas a nível de qualidade dos produtos percebe-se porque a marca "Made in France" vende tanto. Se gostarem de cenas doces, algumas montras de pastelarias dão-vos diabetes só de olhar. Fui almoçar a uma cervejaria que me tinha sido recomendada por uma amiga que esteve cá em Erasmus e provei a Tarte Flambée (piza cá do sítio), a que comi tinha cebola, soucroute (couve em pickle), bacon e um queijo branco (não sou muito bom com nomes de queijos) e estava porreira, embora um pouco salgada para o meu gosto, mas visto que estava numa cervejaria acho que faz sentido. Após o almoço passei pela outra loja que vende Magic, neste caso a Vent Divin, e esta apesar de também vender jogos de tabuleiro, a especialidade são mangas, figuras e tshirts e outro merchandise (comprei uma caneca do Game of Thrones por exº), ou seja, a perdição do Ricardo seguramente. Além da caneca, comprei mais 6 boosters de KTK, sleeves e uma box para o GP. Antes de jantar decidi treinar um pouco e deixo aqui a pool que comprei na Philibert, se quiserem praticar. Depois ponho aqui o deck que construí. WHITE (13) 1 Alabaster Kirin 1 Dazzling Ramparts 1 Defiant Strike 1 Feat of Resistance 1 Jeskai Student 1 Mardu Hateblade 1 Rush of Battlle 1 Sage-Eye Harrier 1 Salt Road Patrol 1 Seeker of the Way 2 War Behemoth 1 Wingmate Roc FOIL !!! BLUE (11) 1 Blinding Spray 1 Cancel 1 Crippling Chill 1 Embodiment of Spring 1 Monastery Flock 1 Scaldkin 1 Thousand Winds 2 Treasure Cruise 1 Waterwhirl 1 Whirlwind Adept
BLACK (11) 1 Bitter Revelation 1 Disowned Ancestor 1 Krumar Bond-Kin 1 Molting Snakeskin 1 Raiders' Spoils 1 Rite of the Serpent 1 Shambling Attendants 1 Sidisi's Pet 1 Sultai Scavenger 1 Swarm of Bloodflies 1 Throttle
RED (13) 2 Act of Treason 1 Barrage of Boulders 1 Bloodfire Expert 1 Bloodfire Mentor 1 Burn Away 1 Dragon-Style Twins 1 Mardu Blazebringer 2 Mardu Warshrieker 1 Tormenting Voice 1 Valley Dasher 1 War-Name Aspirant
GREEN (13) 1 Alpine Grizzly 1 Archers' Parapet 1 Awaken the Bear 1 Become Immense 1 Dragonscale Boon 1 Highland Game 1 Hooting Mandrills 1 Naturalize 1 Pine Walker 1 Sagu Archer 1 Savage Punch 1 Scout the Borders 1 Woolly Loxodon
MULTICOLORED (10) 1 Abzan Ascendancy 1 Bear's Companion 1 Chief of the Edge 2 Efreet Weaponmaster 1 Icefeather Aven 1 Master the Way 1 Ponyback Brigade 1 Snowhorn Rider 1 Sultai Charm
ARTIFACTS (4) 1 Ghostfire Blade 1 Jeskai Banner 1 Temur Banner 1 Witness of the Ages
LANDS (9) 1 Blossoming Sands 1 Dismal Backwater 1 Scoured Barrens 1 Tomb of the Spirit Dragon 3 Tranquil Cove 2 Wooded Foothills !!!
|
|
|
Post by pedro on Nov 27, 2014 18:36:53 GMT
Sinceramente achei esta pool bastante interessante, nem que seja pelo facto das 3 maiores bombas são duplamente coloridas (Wingmate Roc, Thousand Winds e Dragon-Style Twins), no entanto penso que com os terrenos é possível fazer um deck de 5 cores. O verde era bom, mas parece que como não tinha necessidade de suportar nenhuma bomba, escolhi apenas algumas cartas em vez de usá-lo como cor base (escolhi branco e vermelho, o azul pareceu-me bastante fraco a nível de criaturas como normal).
Com base no tempo que tenho no sábado e descontando um pouco o tempo que usei para escrever a lista do post anterior, aqui fica a lista. Aceitam-se sugestões of course:
DECK (41 cartas) Creaturas (16) 1 Seeker of the Way (2) 1 War-Name Aspirant (2) 1 Icefeather Aven (M) 2 Efreet Weaponmaster (M) 1 Pine Walker (M) 1 Ponyback Brigade (M) 1 Salt Road Patrol (M) 1 War Behemoth (M) 1 Thousand Winds (M) 1 Alabaster Kirin (4) 2 Mardu Warshrieker (4) 1 Dragon-Style Twins (5) 1 Wingmate Roc (5) 1 Swarm of Bloodflies (5)
Spells (7) 1 Ghostfire Blade (1) 1 Feat of Resistance (2) 1 Awaken the Bear (3) 1 Sultai Charm (3) 1 Throttle (5) 1 Become Immense (6) 1 Treasure Cruise (8)
Lands (18) 1 Blossoming Sands 1 Dismal Backwater 1 Scoured Barrens 3 Tranquil Cove 2 Wooded Foothills 3 Plains 4 Mountain 1 Forest 1 Swamp 1 Island
|
|
|
Post by vneves on Nov 29, 2014 1:44:58 GMT
Boas Turista, ainda bem que andas a divertir pelas paisagens francesas! aproveita e compra booster que parece que rendem para esse lado da europa! boa sorte par amanha para ambos!
|
|
|
Post by moik on Nov 29, 2014 1:51:35 GMT
Boa sorte! Continuem a postar reports com fotos. Eu tenho gostado do q li até agora e nós aqui agradecemos.
|
|
|
Post by pedro on Dec 1, 2014 17:21:41 GMT
Boas pessoal, só para avisar que já estou de volta. Correu tudo bem e foi muito porreiro. Tenciono terminar o report nos próximos dias com mais detalhes. Deixo-vos já um spoiler... Não ganhei o GP Grande abraço a todos.
|
|
|
Post by vneves on Dec 1, 2014 22:46:25 GMT
mas foste o segundo melhor tuga, certo?
|
|
|
Post by pedro on Dec 2, 2014 9:54:41 GMT
Vasco, não vi os standings finais "unificados", pelo que não tenho a certeza, mas penso que sim. Não sei é se isso diz bem de mim ou mal do Mtg em Portugal...
|
|
|
Post by pedro on Dec 14, 2014 16:02:52 GMT
Bom, finalmente tive um tempinho para concluir este report e fechar esta página. Será um pouco mais sucinto do que contava (principalmente porque não tenho a lista da pool/ deck que registei) e sem fotos (sorry Miguel).
Dia 28, Sexta-feira
O dia começou bastante cedo visto que entre as 10h e as 11h da manhã haviam Early Birds Trials: por €20 tinha uma pool de sealed mais um playmat do GP, o vencedor ganhava byes para o main event (não podia acumular com as minhas) e havia BoM points também de prémios (os Bazaar of Moxen points eram dados em diversos side events e podiam ser trocados por prémios, para terem uma ideia o mínimo eram 10 pontos por um booster de KTK e o máximo eram 12000 por uma Black Lotus de Unlimited). Como me pareceu que era um bom retorno para o investimento lá me dei ao trabalho de acordar um pouco mais cedo e dirigir-me ao local do torneio. Neste momento estava ainda sozinho, o Ricardo devia chegar ao final da tarde.
Lá cheguei ao local e embora inicialmente fosse um pouco complicado descobrir onde era realmente o sítio, segui uns caramelos com ar de jogadores e dei com o pavilhão. Para terem uma ideia, o GP foi feito num espaço bastante amplo, talvez o equivalente a um pavilhão da FIL (não conheço muito bem a FIL...) e tinha um espaço onde vendiam comida e bebidas, a preços bastante razoáveis comparando com o resto da cidade, ou seja, a comida deixou de ser um problema durante estes dias de torneio, tinha o espaço dos dealers onde estavam talvez 4 ou 5 marcas a vender todo o tipo de material e cartas (também as compravam). Ao contrário de outras actividades, aqui consegui controlar-me bastante bem e durante os 3 dias só comprei um bloco para anotar a vida, algumas caixas para guardar as cartas que se iam acumulando e uma Damia, Sage of Stone para Commander que não conseguia encontrar em Portugal. Tendo em conta que as montras apresentavam todo o tipo de cartas, dos staples de standard aos de vintage, acho que não foi mau. Em relação ao restante espaço, uma das "alas" do espaço era a parte organizativa: com as inscrições para os eventos, o espaço dos juízes, o da transmissão televisiva e respectiva feature area. O restante espaço eram mesas e mesas e mesas... para jogar MTG.
Como descrito anteriormente a ideia era inscrever-me para os trials e lá o fiz, recebi o playmat e abri uma pool de Abzan de base (já não me recordo bem, mas penso que tinha um Rhino nesta). Em KTK pelo que me pareceu quer dos sealeds que fiz, quer dos decks dos meus adversários, Abzan vai surgir em mais de 70% dos decks, por vezes com splash a vermelho ou azul, mas simplesmente devido à qualidade das comuns brancas e verdes (as pretas também não são más, mas estão num degrau inferior) vai ser o matchup a perceber, principalmente os efeitos e removal disponíveis. Acho que tinha um deck bastante decente mas perdi o 1º jogo 1-2 e fui eliminado.
Com o playmat no bolso e um pouco cansado de sealeds de KTK dirigi-me à área de side events para ver o que estava disponível. Além de torneios normais que tinham marcado em diversos formatos (principalmente formatos eternos: modern, legacy, commander e vintage), haviam os "on demand", onde assim que se juntavam 8 jogadores iniciava um torneio de eliminação directa. Como não tinha qualquer deck comigo, tinha 2 hipóteses ou KTK draft a €14 (o 1º tinha inscrição gratuita num draft KTK seguinte + playmat + BoMs points; a partir de uma vitória os outros ganhavam BoM points) ou Chaos draft a €25 (1º lugar pelo menos um booster de Revised unscreened, para os outros boosters de prémios entre os que não foram draftados, também com pelo menos uma vitória). Como ainda era cedo no primeiro dia estava a tentar perceber qual se iria iniciar primeiro quando conheci um rapaz russo de São Petersburgo, o Armand também muito simpático, que se ia inscrever em Chaos, o que levou definitivamente para essa possibilidade que já estava a considerar. Lá nos deram uns beepers muito enervantes que disparavam quando o pod estivesse completo para não termos que estar à espera junto ao local. Enquanto esperávamos falámos um pouco de MTG na Rússia (boosters a €6, lol), do MTGO que ele jogava em vez de papel devido aos preços e ainda treinei um pouco de cirílico nas cartas russas que ele tinha. A porcaria do beeper começou a apitar e lá fui eu para o meu primeiro Chaos draft.
Para quem não conhece, num chaos draft são distribuídos 24 boosters de edições todas diferentes, que são draftados normalmente. Recebi um de Gatecrash, um de Mirage e um de uma edição que não conhecia, mas que tinha muitos artefactos, talvez Darksteel. Para quem tem receio de passar cartas com valor, este seguramente não é o melhor formato, pois além de ser necessário um conhecimento bastante alargado dos preços, as edições anteriores a Exodus (?) não tem as marcas de raridade e estão distribuídos de forma diferente: 1º 3 incomuns, depois a rara e de seguida as comuns. Tendo em conta os boosters que recebi e de forma a orientar-me no draft, comecei com Gatecrash, a teoria era que as criaturas seriam melhores nas edições mais recentes, deixando assim Mirage para suplemento de spells do deck. Nesse pack abro um Boros Reckoner e mantive-me nesse caminho, tentando draftar mono red, mono white ou Boros. Ainda pickei algumas verdes, mas como não havia suporte de terrenos lá me mantive em RW. O deck era mauzinho, mas tendo em conta que muitas das cartas que passaram por mim também o eram (muitas mecânicas são irrelevantes em drafts que não têm quantidade suficiente desses boosters... olá Kamigawa block com os Spirits e Arcanas) ainda pensei que tivesse alguma chance de ganhar um ou outro jogo. Primeiro jogo, o meu oponente tem um mono black com péssimas cartas que consegue ganhar às minhas más cartas devido a consistência de mana. Eliminado na primeira ronda, vejo o espólio alcançado: um Reckoner e um Browbeat foil. Certamente que não é o melhor retorno de investimento.
A seguir a este faço um draft de KTK (devo ter draftado à volta de Abzan) e consigo 2-1, perdendo na final para um rapaz holandês com o deck de morphs com pelo menos 2 secret plans e ganho os meus primeiros BoMs points. Entretanto, o Ricardo chega finalmente de viagem depois de umas voltas por Estrasburgo. Não me recordo depois muito bem da ordem dos acontecimentos, mas penso que o Ricardo aproveitou para ir pedir aos artistas para assinarem umas cartas (possivelmente enquanto eu acabava o draft) e depois fomos fazer outro KTK draft, onde o Ricardo ficou à minha direita no pod.
Em relação a este tipo de situação e como nós não somos mitras, não houve comunicação durante o draft, no entanto quer eu sabia o que o Ricardo gostava de draftar (5 color), quer ele sabia as minhas preferências (BW warriors com possível splash G ou R). Primeiro pack abro um Sagu Mauler, que é das melhores bombas do formato, só pode ser respondido por Crackling Doom (R) ou Dead Drop (U). Nesse sentido, pickei o bicho, para ver o Ricardo posteriormente a passar-me todo o tipo de cartas brancas decentes. Enfim. Penso que acabei esse draft em Temur ou Sultai e acho que o Ricardo ficou 5 color, por isso, se não querem ser mitras não vale a pena tentar combinar grandes estratégias pré draft para estes casos porque a realidade do mesmo pode-vos obrigar a ir numa outra direcção. Fica a lição. Perco novamente na primeira ronda, não me lembro muito bem porquê e damos por encerrado o dia pois já não haviam mais eventos para nos registarmos.
Em termos gastronómicos, além das sandes de paté com pickles no evento (muito boas, comi bastantes durante os dias do torneio) apanhámos umas especialidades de Natal no Mercado no caminho de volta, nomeadamente uma baguete aberta com salsicha alemã e muito queijo que ia ao forno. Trés bon! Antes de irmos descansar bebemos umas cervejas no bar do hotel e depois fomos treinar uma pool de Sealed no quarto, para nos prepararmos para o main evento que iria começar dentro de algumas horas.
|
|
|
Post by pedro on Dec 14, 2014 17:56:15 GMT
Afinal parece que não está assim tão sucinta quanto isso...
Dia 29, Sábado
Finalmente lá chegamos ao Main event. Apesar de eu e o Ricardo termos 2 byes cada, tínhamos que lá estar às 9h da manhã para o registo das pools tendo em conta o tipo da nossa inscrição (havia sleep in special por mais €25 que permitia chegar mais tarde e receber uma pool já registada). Por um lado ainda bem que tal aconteceu. Como os lugares são distribuídos por ordem alfabética do apelido, fiquei na mesma mesa do "melhor jogar nacional de MTG" (de futuro referido como "o merdas"), com o Ricardo na mesa seguinte e pelo menos mais dois portugueses nas nossas mesas. O registo foi normal, a confirmação dos decks também. Ao acabar a minha reparo que o merdas estava a perder algum tempo a confirmar a lista do oponente, mas não dei demasiada importância. Quando chega a parte de rodar as pools, as que eram rodadas eram as recebidas, mantendo o merdas essa pool que tinha confirmado sempre com ele. Durante o registo do deck, fui ponderando as minhas possibilidades em relação ao assunto, mas acabei por decidir não reportar a situação. Apesar de não ser a decisão que tomaria hoje (tendo em conta a situação do Campeonato do Mundo), justifiquei-a por Portugal ser um país pequeno e de eu vir a ter chatices sem necessidade, devido ao estatuto que ele tem e de eu poder ficar conhecido como "o gajo que denunciou o nosso compatriota, o Cristiano Ronaldo do Magic". Repito, penso que hoje não tomaria a mesma decisão.
Em relação à pool, correu bastante bem, se a memória não me falha, tinha acesso a cerca de 10 terrenos não básicos e bombas e removal suficiente para fazer um deck BGwr bastante competente, embora com a curva um pouco alta, principalmente nas drops de 5 (não podemos esquecer que além das que custam realmente 5CMC, a grande percentagem dos morphs vão ser virados por esse mesmo custo). Apesar de ter acesso a um splash quase gratuito de azul (2 terrenos) nada na pool era forte o suficiente, preferindo manter a melhor consistência de mana possível. Entregue a lista, aproveitámos essas horitas das byes para assinar cartas, só as do Yee demoraram cerca de uma hora na fila, comer qualquer coisa e ainda treinar uns jogos com os nossos decks de forma a habituarmos-nos aos mesmos, pois havia a possibilidade de calharmos contra jogadores com 2-0 em rondas realmente jogadas, ou seja, com decks fortes e melhor conhecedores das cartas a que tinham acesso.
Ao sair a 3ª ronda, fomos ver os seatings, desejando boa sorte e começámos a verdadeira luta. As notas que se seguem, vêm dos scores do bloco de notas e não são de todo completas, com as memórias que tenho desse dia podem fazer uma ideia geral dos acontecimentos.
Ronda 3 contra Paolo Bini [IT] O Paolo está de Abzan e procedeu a um verdadeiro atropelamento do meu deck. Com uma curva bem melhor que a minha, que permitia coisas como 1º turno Disowned Ancestor, seguido de 2º turno Kin Tree Invocation. Ao chegar ao 3º turno ponho o meu morph, que ao chegar ao turno dele é esmurrado selvaticamente (Savage Punch). Anotei também que ele tinha um Rhino (nisso éramos 2) e o Tusker 5/7 que desvira as que têm marcadores +1/+1. Nas notas deixei a indicação que ele fez 1 mulligan jogo 1, onde ganhou confortavelmente 18-0. No jogo 2, sem mulligans, 22-0. Ronda 0-2, Geral 2-1
Ronda 4 contra Yvan Nguyen [FR] O Yvan tinha um deck de base igual à minha BW com splash a Abzan e Mardu. No primeiro jogo fui atropelado por uma Mardu Ascendancy que criou uma vantagem no board que não consegui superar (24-0). O segundo jogo foi mais equilibrado, mas a inevitabilidade de uma Anafenza a pôr marcadores nuns Hooting Mandrills acabou por selar o jogo. Consegui despachar a Anafenza com removal, mas nessa altura os macacos já estavam 6/6 com atropelar (11-0). Ronda 0-2, Geral 2-2
Nesta altura estava um pouco desmoralizado, tinha sido despachado bastante rapidamente das 2 primeiras rondas a sério e já me questionava se as únicas vitórias que iria ter seriam as das byes que tinham sido ganhas de forma política e não 100% por mérito. Como tinha algum tempo para matar e o Ricardo ainda estava a jogar a ronda dele, fui dar uma volta pelo pavilhão. Ao passar na feature area, vi o meu oponente da ronda anterior, o Bini, a jogar lá, o que me levantou o pouco o moral. Ainda estava vivo, só não podia perder mais nenhum jogo e passava ao dia 2.
Ronda 5 contra Loic Goursseand [FR] Não me recordo que deck estava a jogar o meu oponente. No jogo 1 atropelei-o 20-0, com um mulligan dele. No jogo 2, vi-o desistir ainda com 12 de vida para os meus 23, apesar do meu mulligan inicial. Em ambos ficou mana screwed. I'll take them as I get them... A vitória representava um drop do meu oponente do torneio, algo a que me fui habituando... Ronda 2-0, Geral 3-2
Ronda 6 contra Leonard Kuhn [FR] Também não tenho presente que deck tinha o meu oponente. No jogo 1, o meu oponente faz 1 mulligan e é despachado confortavelmente. O segundo jogo foi bastante equilibrado, quando começava a ganhar uma vantagem inevitável, ele resolve um End Hostilities, com ambos os jogadores em topdeck, eu vou comprando gás e ele terrenos. Ups! Ronda 2-0, Geral 4-2
Ronda 7 contra Michael Graf [GER] Ao chegar à mesa, o meu oponente tem o VIP pass o que me deixa um pouco apreensivo. Ou era bom jogador ou não sabia o que fazer ao dinheiro (possivelmente seria a 2ª opção). Foram 2 jogos bastantes renhidos, no 1º consegui ganhar apesar de um Rush of Battle que me fez perder 15 pontos de vida, de 20 a 5. No jogo 2 fui desenvolvendo a board ao mesmo tempo que o meu oponente, no entanto as voadoras, nomeadamente Swarm of Bloodflies permitiram fechar o jogo. Ao acabar o jogo e com cerca de 10-15 criaturas na mesa, refiro ao Michael que começava a ter receio de um Duneblast, ele começa a revelar cartas do deck e cerca de 4 ou 5 cartas depois lá estava ele. Safei-me de boa! Ronda 2-0, Geral 5-2
Ronda 8 contra Sigit Sudarso [INDO] Estava a 2 vitórias de conseguir passar ao dia 2 e estava moralizado. O Sigit é um rapaz indonésio muito simpático e que ao contrário dos meus oponentes anteriores tinha um deck Jeskai (acho que foi a 1ª e única vez que vi azul nas 7 rondas do GP...). Foi com agrado que joguei os jogos, pois já estava a ficar um pouco saturado dos decks Abzan ou Abzan com splash a vermelho para algumas cartas Mardu. No jogo 1, ele começa muito rápido com Monastery Swiftspear e Jeskai Student e outras criaturas semelhantes. Ao ver estas criaturas frágeis num formato claramente midrange começo a perguntar-me como é que ele chegou a esta ronda. A resposta estava ao virar da esquina, Flying Crane Technique que lhe permitiu despachar os meus restantes 12 pontos de vida após os toques iniciais. No jogo 2 consegui estabilizar após a pressão inicial e ganhar com as minhas criaturas claramente superiores. O jogo 3 foi muito semelhante ao jogo 1. Após colocar um Rhino e pensar que o jogo estava a virar para o meu lado, ele compra o 6º terreno que necessitava para mais uma Flying Crane Technique. Apesar da derrota, senti que os jogos foram equilibrados, ao contrário das duas derrotas iniciais e que o Sigit teve a sorte do jogo, faz parte. Desejei a melhor sorte ao meu oponente para a última ronda e fui à procura do Ricardo para lhe transmitir as notícias. Ronda 1-2, Geral 5-3
Ronda 9 contra Holger Lange [GER] Como já não haviam side events para me inscrever, fui jogar a última ronda para ganhar uns PWPs e acabar o dia. Um jogo 1 bastante equilibrado, em que na race em que entrámos, a compra de um terreno que dá um ponto de vida me permitiu sobreviver o turno necessário para ganhar o jogo (deixei-o a 0 com esse ponto de vida). No jogo 2 atropelei-o (22-0) e fechei a minha participação no Main Event. Ronda 2-0, Geral 6-3
Apesar de não ter conseguido passar ao segundo dia, fiquei satisfeito por ter conseguido ficar em 336º num torneio de 1985 jogadores, o que segundo as minhas contas representa pertencer aos 17% melhores. Nada mau. =)
Estourados, mais mentalmente que fisicamente, voltámos ao centro da cidade onde comemos num restaurante francês, para mim carne de vaca com batatas fritas, para o Ricardo, uma espécie de cozido, com Soucroute, enchidos e mostarda entre outros. Saciados, passámos ainda umas horinhas no bar do Hotel a beber umas cervejas e uns vodkas, a falar do dia, da vida e dos planos para o dia seguinte.
|
|
|
Post by pedro on Dec 14, 2014 20:55:41 GMT
Bom e por fim deixo-vos com a última parte do report, espero que quem se tenha dado ao trabalho de ler isto, tenha ganho alguma coisa com a experiência. Dia 30, Domingo Devido à volta do dia anterior acordámos um pouco mais tarde do que o que pretendíamos. O dia foi gasto se não me engano em 3 eventos e penso que por esta ordem: KTK draft, KTK Sealed 2 Headed Giant e Chaos Draft. Quando chegámos ao local do evento, antes do almoço já os grandes eventos selados do dia tinham começado com a excepção do de 2HG que ía começar da parte da tarde. Como tínhamos algum tempo para matar, fomos fazer um draft de KTK. Este foi outro daqueles drafts que correu perfeitamente. Consegui draftar um excelente deck BW warriors, com 2 chiefs de cada, Raiders' Spolis, Skullhunters, removal, etc. Parecia Standard. Como tal perdi logo a primeira ronda. Não me recordo se foi neste draft que o Ricardo conseguiu os BoMs points dele se foi num draft anterior. De qualquer forma tínhamos 10 de diferença antes do 2HG. O evento de KTK 2HG Sealed foi uma nova experiência para mim, nunca tinha jogado este formato. Tinha uma noção básica das regras por ter efectuado alguns testes para juíz, no entanto o Ricardo lá me esclareceu as principais diferenças em relação ao formato "normal". Ao discutir previamente as nossas opções, tínhamos concluído que se possível a melhor opção seria um deck mais agressivo e outro mais controlador, ficando eu com o primeiro e o Ricardo com o segundo. Ao abrirmos a pool, rapidamente nos apercebemos que o conseguíamos fazer: o Ricardo ficou com o UG, eu com o WB, ficando o R, com bastantes opções para dividirmos entre nós no final. Nunca houve problemas a nível da construção. Fizemos os nossos decks: Mardu para mim, Temur para o Ricardo. Após uma breve análise do deck do outro demos por encerrada fase de construção e tivemos que esperar ainda bastante tempo para que todos os nossos oponentes concluíssem a sua construção. Tínhamos também chegado a acordo em relação à divisão das cartas. Seriam escolhidas uma a uma, com base no rolar dos dados... como tínhamos na nossa pool um Sorin e uma fetch, nenhum de nós sairia demasiado prejudicado na divisão das cartas, o que foi porreiro. Ronda 1 vs. Ramboa/Normand [FR] Fomos completamente arrasados. Os nossos oponentes tinham decks iguais aos nossos: Mardu warriors e Temur Control, mas com melhores recursos e com uma curva imparável do jogador agressivo. O jogo acabou com nós mortos e eles com 32 de vida. Apesar do resultado, uma das conclusões a que rapidamente chegámos é que ao contrário do que iria suceder em Portugal, podemos discutir todo o jogo em voz alta, tentando no entanto usar os termos portugueses para passar a menor informação possível (voar, atropelar, ímpeto, etc). Os nossos oponentes futuros iriam fazer o mesmo. Ronda 0-1, Geral 0-1 Ronda 2 vs. Bauerett/Birkenstock [GER] Os nossos oponentes tínham decks Jeskai mais aggro e Abzan mais control e foram completamente arrasados. 33-0 no final do jogo mostra um domínio claro da nossa parte, tal como os nossos oponentes anteriores tiveram em relação a nós. Ronda 1-0, Geral 1-1 Ronda 3 vs. Klein/Wittich [GER] Embora não tenha anotado os decks dos nossos oponentes, eles foram bastante competentes. Ao chegarmos ao fim do tempo, começámos os 3 turnos finais, tendo a equipa adversária o usufruto do 1º e desde logo o turno final. Ao comprarmos um Sorin no penúltimo turno, estávamos com 17 de vida e os nossos oponentes a 19, sendo impossível ganharmos. Activámos o +1 e fizemos um ataque com tudo de forma a ganhar a maior vantagem possível. Com 30 de vida, os nossos oponentes compraram as cartas do turno e rapidamente chegaram à mesma conclusão que nós. Empate. Ronda 0-0-1, Geral 1-1-1 Ronda 4 vs. Hoekzema/Sipma [NED] Apesar dos nossos oponentes terem nomes de doenças bastante perigosas, tratavam-se afinal de um casal holandês bastante simpático. Sabíamos de antemão que era necessário ganhar este jogo para termos acesso a mais alguns BoMs points. Não tenho notas deste jogo, mas penso que foi talvez o que jogámos melhor, estando sempre a considerar todas as possibilidades dos nossos oponentes. Afinal nunca tinham nada de especial e a vitória foi relativamente simples. Ronda 1-0, Geral 2-1-1 Ficámos em 11º, entre 30 equipas. Depois de irmos recolher os nossos pontos, lá convenci o Ricardo a fazer o seu primeiro Chaos draft. A experiência foi novamente bastante interessante, apesar de ter recebido um booster de KTK entre os meus 3. Meh. O outro era de Worldwake. O terceiro não me recordo. Depois da tareia do outro draft, defini como objectivo draftar um arquétipo básico. Ao picar alguns elfos, estava definido: Gx ramp. Em Worldwake abri uma Raging Ravine e um terreno full art. Fiquei com a Ravine e acabei com um deck Gr Ramp melhor que o deck anterior. No entanto, o meu oponente também tinha um deck mais competente que me despachou logo na 1ª ronda. Os eventos tinham terminado e foi a altura de juntarmos os nossos pontos. Entre os 2 tínhamos 130 pontos e lá decidimos trocá-los por 8 boosters de Theros em japonês e um booster de KTK, que decidimos abrir no hotel (lá abri uma Nykthos, Shrine to Nyx foil ). Antes de chegarmos fomos comer num chinês que nos serviu às 22h20 de um domingo. Merci, monsieur! Como no dia seguinte tinha que sair de Estrasburgo bastante cedo, demos por encerrado o dia. Conclusão: a experiência de um GP é algo que recomendo a qualquer pessoa que goste minimamente deste jogo, é um pouco surreal a escala a que estas coisas chegam. O Ricardo é também uma óptima companhia e não teria qualquer problema em compartilhar novamente com ele este tipo de viagens, bem pelo contrário!
|
|
|
Post by moik on Dec 15, 2014 2:51:36 GMT
Muito bom. Mesmo sem fotos obrigado pelo report. É muito fixe que tenhas apontado (como me parece ser o teu hábito) os decks e nomes dos oponentes assim como os teus decks. Kickin' ass an takin' names... Espero um dia fazer uma destas viagens convosco.
|
|
|
Post by lucas on Dec 15, 2014 13:12:33 GMT
Pedro, tens jeito para isto! Foi uma óptima leitura. E assino por debaixo do Miguel, pode ser que esteja para breve o próximo GP dos fluxers. Ora, tenho aqui uma grande questão: como raio é que alguém junta 12000 pontos para trocar por uma Black Lotus?
|
|